You are here
Home > Análises e Opiniões > Irã assume que sua Guarda Revolucionária derrubou o avião civil ucraniano – repercussão internacional (ongoing report)

Irã assume que sua Guarda Revolucionária derrubou o avião civil ucraniano – repercussão internacional (ongoing report)

O Governo do Irã assumiu a responsabilidade pela derrubada do avião ucraniano (vôo 752, que havia decolado com 176 a bordo, de Teerã com destino à Ucrânia), com um míssil antiaéreo, depois de 3 dias de negativas veementes. Em um tuite, o Presidente do Irã, Hassan Rouhani, reconheceu que as forças armadas do Irã derrubaram o avião.

A impressionante admissão do Irã de que sua Guarda Revolucionária (IRGC) derrubou erroneamente um avião a jato ucraniano – revertendo três dias de negação – fez pouco para conter a crescente fúria dentro e fora do país no sábado, quando a tragédia mortal se transformou em uma crise política volátil para os líderes de Teerã e ofuscou sua luta com o Estados Unidos.

Khamenei disse que ordenou que os subordinados fossem honestos sobre a responsabilidade do Irã pelo desastre. Tanto ele como o presidente do Irã, Hassan Rouhani, disseram que não haviam descoberto a verdadeira causa até que uma investigação militar interna fosse concluída na sexta-feira. Mas essa afirmação levantou novas questões sobre como os dois principais líderes da hierarquia – Khamenei é o comandante em chefe – não poderiam saber.

Os protestos eclodiram em Teerã e em outras cidades iranianas, quando cidadãos estupefatos encontraram um novo motivo para desconfiar do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã e de outras autoridades. Vídeos de protesto até mostraram alguns gritos de “Khamenei é um assassino!” E manifestantes violentos da polícia anti-motim que gasta lágrimas.

Repercussão internacional.

Trump escreveu mensagem em Farsi dirigida ao “povo sofrido” do Irã

Trump escreveu mensagem em Farsi dirigida ao "povo sofrido" do Irã:
"Para o corajoso e sofrido povo iraniano: estou do seu lado desde o início da presidência e meu governo continuará ao seu lado. Estamos acompanhando seus protestos de perto. Sua coragem é inspiradora."

O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (10) novas sanções contra o Irã depois do ataque a duas bases militares norte-americanas no Iraque na última terça.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, disseram que as sanções vão atingir oficiais sêniores do Irã, empresas de aço, ferro e cobre.

Ucrânia exige reparação e desculpas formais

Autoridades ucranianas criticaram a conduta do Irã, sugerindo que os iranianos não teriam assumido a responsabilidade se os investigadores da Ucrânia não tivessem encontrado evidências de um ataque de míssil nos destroços do acidente, que matou todas as 176 pessoas a bordo.

Canadá: Trudeau disse estar com raiva

O primeiro ministro do Canada, Justin Trudeau, afirmou que o Canada exige que o Irã assuma todas as responsabilidades.

José Augusto Morais de Andrade Júnior
José Augusto Morais de Andrade Júnior
Doutorando e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Administração das Organizações da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (USP). Com MBA em Gestão das Organizações pela USP e Bacharelado em Administração pela FEARP - USP. Tem diversos trabalhos de pesquisa publicados na área de finanças empíricas, com foco em análise de séries temporais baseada em técnicas oriundas da teoria do caos, bem como consultoria empresarial utilizando modelagem estatística avançada.
http://lattes.cnpq.br/9031677682197132

Deixe uma resposta

Top